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Teleconsulta da atenção primária fez mais de 139 mil atendimentos em 10 meses em Rio Branco


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Desde que foi implantada há pouco mais de 10 meses, a plataforma para atendimento médico de atenção primária por meio da teleconsulta já fez mais de 139 mil atendimentos em Rio Branco.

A medida foi implantada no dia 18 de maio do ano passado como forma de reduzir a circulação de pessoas e evitar a propagação do novo coronavírus na capital. Assim, quem apresentar sintomas ou tiver dúvidas sobre a Covid-19, não precisa sair de casa para buscar consultas e marcar exames. Além disso, pacientes com outras comorbidades também podem receber atendimento.

Rio Branco concentra o maior número de casos de Covid-19 do estado. Segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) desse domingo (28), a capital registrou 31.413 casos confirmados da doença. A quantidade de mortes causadas pelo coronavírus na cidade também é a maior do estado, com 757 de 1.234 óbitos.

Conforme os dados repassados a pedido do G1 pela Secretaria Municipal de Saúde, ao todo foram realizados 139.083, entre chamados e gerados/retornos.

Somente em 2021 foram realizados mais de 37,4 mil atendimentos, sendo 12.767 no mês de janeiro, outros 14.681 em fevereiro e do dia 1º até esta segunda-feira (29) foram 9.953 em março.

“Esse projeto tem sido muito importante nesse momento de pandemia, porque tirou os pacientes da porta das unidades, e assim, preveniu a proliferação do vírus, no sentido do isolamento. A partir do momento em que as pessoas têm que ir menos nas unidades, é menos risco. Tem o teleatendimento dos pacientes com Covid, mas também acabou incorporando depois o acompanhando de pessoas hipertensas, diabéticas, com renovação de receitas, e isso facilitou o acesso dos usuários para que não procurassem as unidades. Associado a isso, nós conseguimos que todas as unidades básicas pudessem fazer a dispensação dos medicamentos que foram receitados a esses pacientes”, informou a coordenadora de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Graça Camurça.

Como funciona

 

O teleatendimento pode ser feito de duas formas, via telefone, tanto por voz como por vídeo, de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h, ou por chat nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesses mesmos horários.

Inicialmente, a pessoa passa por uma triagem através dos teleatendentes, que vão tirar dúvidas e encaminhar para os atendimentos específicos. Médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas fazem as teleconsultas.

O paciente que o médico identifica que tem que ser examinado é direcionado para o atendente agendar uma consulta presencial. No caso dos pedidos de exame é o mesmo procedimento, os exames são agendados pelo teleatendente e o paciente vai na unidade de saúde somente no dia marcado.

G1

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